Páginas

domingo, 7 de janeiro de 2018

Primeira visita de Mário Soares, Presidente da República, a Macau

Visita do Presidente da República Mário Soares a Macau: 28 Fevereiro a 3 Março de 1989
Parada e revista a guardas da Polícia de Segurança Pública no Porto Exterior:
Mário Soares acompanhado de Melancia (dta) e Eurico de Melo (esq)





A 27 de Fevereiro de 1989, uma segunda-feira, Mário Soares (1924-2017) inicia uma visita a Macau que durará 3 dias. É a sua primeira visita oficial ao território enquanto chefe de Estado. Carlos Melancia era o Governador (tomara posse em 1987). Soares é acompanhado por Eurico de Melo, Vice Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa. Marcelo Rebelo de Sousa, actual Presidente da República, também integra a comitiva presidencial.
No regresso a Lisboa, a 28 de Março desse ano ocorre uma reunião do Conselho de Estado convocada para se pronunciar sobre uma estratégia nacional para Macau de acordo com a Declaração Conjunta Luso-Chinesa.
Um dos discursos de Mário Soares é feito na Aula Magna da Universidade da Ásia Oriental onde estão presentes as mais importantes personalidades da vida do território: Bispo, Monsenhor Manuel Teixeira, e líderes da comunidade chinesa.
Fotografias da autoria de Luís Vasconcelos.
Soares discursa na Universidade da Ásia Oriental. Marcelo sentado (1º do lado direito)
Em Setembro de 1990 Carlos Melancia solicita a exoneração do cargo de governador na sequência de suspeitas de corrupção levantadas pela imprensa. Mário Soares nomeia Murteira Nabo governador do território até à realização das eleições presidenciais e faz nova visita a Macau onde afirma “Sou dos que acreditam no futuro de Macau. Digo-o, claramente, ambiguidades, por ser a minha visão sincera e fundamentada e não para criar confiança e estabilidade entre os cépticos”. Rocha Vieira, o novo governador, tomaria posse a 23 de Abril de 1991.

Sem comentários:

Enviar um comentário