Páginas

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Cinema Alegria

Fica no cruzamento da Travessa da Corda com a Estrada do Repouso este cinema construído em estilo Art Déco a 15 de Fevereiro de 1952 e ainda hoje aberto ao público. A estreia do "Alegria" deu-se com a exibição do documentário "A China Libertada".
A RPC tinha sido criada em 1949 e pouco tempo depois foi construído este espaço por iniciativa de um grupo de abastados comerciantes chineses liderados por Ho Yin, Ma Man Kei e Chan Chek San.
A sala começou por ter capacidade para 600 lugares sendo depois ampliada para cerca de mil (em 1957). Por oposição às demais salas de cinema do território por ali eram exibidos sobretudo películas eminentemente patrióticas de cariz político alinhadas com o poder político instalado na China incluindo-se as produções congéneres de países como a Rússia, Coreia do Norte e Vietname.
Para além dos filmes, o espaço tem ido utilizado ao longo dos anos para exibições de companhias de ópera cantonense, para a gala anual de celebração do Dia Nacional da China, torneios desportivos (ténis de mesa, xadrez chinês...), espectáculos de acrobacia marcial, cerimónias de graduação das escolas, etc...
Ao longo dos anos, foi alvo de várias obras de restauro.
De seguida, uma sequência de três fotografias da autoria de Ou Ping em 1968.


Em cantonense, o cinema denomina-se Wing Lok/Veng Lok, o que significa literalmente, Felicidade Eterna.
1972: no 23º aniversário da RPC


Sem comentários:

Enviar um comentário