Páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2023

As lojas dos mouros da Rua Central


"Esta casa fornece todo e qualquer artigo da China e do Japão, tendo sempre grande sortimento de sedas bordadas e lisas, charão , mobílias de cânfora e outros artigos. As transacções são feitas via do Banco Nacional Ultramarino, a quem se podem pedir informações. O empacotamento de todos os artigos é feito por pessoal competente e na presença do próprio exportador. Preços Módicos."
O anúncio da década de 1920 é da S. M. Bachoo, "casa estabelecida" em Macau em 1898 na Rua Central, então a principal artéria comercial da cidade, já que a Av. almeida Ribeiro (San Ma Lou) apenas ficou completa no final da década de 1910.
Na Rua Central - paralela à baía da Praia Grande - concentravam-se as chamadas lojas dos mouros, casos da Bachoo (no nº 49), mas também da Elias, da Cassam (fundada em 1880 e depois redenominada O. C. Moosa e Mossa e Companhia), passando para o nº 1 da Av. Almeida Ribeiro), da Somar, da Ag e da Mahomed.
Era também ali que estavam estabelecidas as conhecidas lojas dos chineses Mei-Nam e Mei-Fat, ponto de passagem obrigatório para os passeios dominicais dos mais abastados da sociedade macaense entre o final do século XIX e meados do século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário