Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Uma viagem no "Timor" em 1958


A 1 de Abril de 1958 Reinaldo Amarante deixava Macau, com apenas 9 anos, acompanhado da sua família. Foi lá que nasceu e nesse dia iniciava "uma viagem marítima que nos fez cruzar oito fusos horários e passar por Hong Kong, Singapura, Timor Leste, Índia (Mormugão), Sudão, Adem, Canal de Suez e Port Said. Chegamos a Lisboa no dia 24 de Junho após 54 dias de viagem. Para um miúdo de 9 anos incompletos foi uma aventura que ficou na memória e marcou para sempre.
O último familiar que vi ainda em Macau foi o meu Tio Hugo. Lembro-me dele despedir-se de mim com uma festa na minha cabeça. Em Hong Kong estivemos com o Tio Vasco que passou uma tarde connosco. Quando nos levou a bordo do paquete “Timor” chovia a potes. Na fotografia sou o rapaz em calções. A menina loura mais pequena é a nossa irmã Diana."
O "Timor" foi construído no estaleiro Bartram & Sons, Ltd., em Sunderland, Inglaterra. Seria lançado à água em Maio de 1950 tendo fico pronto no ano seguinte. Esteve ao serviço da Companhia Nacional de Navegação (CNN) de 1951 a 1974. Era um navio majestoso com 131 metros de comprimento. Atingia a velocidade de 15 milhas/hora.Vendido Em 1974 foi vendido à Guan G. Shipping (Coreia), que lhe mudou o nome para "Kim Ann" e o manteve ao serviço até 1984 ano em que foi demolido em Huangpu, na China.
Estas das imagens, da Fotomar, são de Maio de 1960 e testemunham a chegada a Leixões do Timor oriundo de Lisboa trazendo a bordo uma claque do Sport Lisboa e Benfica que foi assistir ao jogo com o Leixões Sport Club para o titulo da 1ª divisão. De acordo com relatos da época "Foram cerca de quatrocentos passageiros que embarcaram na tarde de 14 de Maio de 1960, em Santa Apolónia, perante uma multidão que acenava com bandeirinhas vermelhas e ecoava vivas ao Benfica!" O jogo seria disputado no dia 15, data das fotos, e o S.L. e Benfica venceu o Leixões por 2-1 sagrando-se campeão nacional.

1 comentário:

  1. Em finais dos anos 60 o meu Pai ainda foi mobilizado para mais uma comissão de serviço em Macau. Nós ainda estivemos para ir com ele mas financeiramente não era possível já que os meus Pais ainda não eram casados e o Estado não pagava as viagens nessas condições. Curiosamente, finda a comissão regressou também no paquete Timor.

    ResponderEliminar