Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Carlos Gomes Bessa: 1922-2013

Falecido no final de 2013 o coronel Carlos Gomes Bessa não prestou serviço militar em Macau mas visitou o território várias vezes. Para além de militar foi também historiador. Na vasta bibliografia que produziu, Macau esteve presente em diversas obras.
Coordenou o volumoso “Presença Portuguesa no Oriente”, um número especial da Revista Militar (Janeiro de 1999), que inclui os artigos “Restauração em Macau – património e perspectivas do futuro de Portugal no Oriente” (1989), “Macau do Santo Nome de Deus na China e a União das Coroas Peninsulares” (1999), “Aljubarrota – sua evocação em Macau” (ICM, 1986) e “Macau e a Implantação da República da China – uma carta de Sun Yat-Sen para o Governador José Carlos da Maia” (Fundação Macau, 1999). 



Considerado "o pai da China moderna" Sun Yat-sen foi o primeiro presidente da República chinesa, proclamada a 10 de Outubro de 1911. Nascido no sul da China em 1867, Sun Yat-sen exerceu medicina em Macau e era um admirador da República portuguesa, proclamada um ano antes. Uma admiração que ficou expressa numa carta que Sun Yat-sen escreveu em 1916 ao então governador de Macau, José Carlos da Maia, agradecendo a "ajuda" da administração portuguesa aos seus partidários.
"Formulo ardentes votos, meu caro Governador, para que a ordem e a paz sejam rapidamente restabelecidas na China, a fim de que nós possamos, com a ajuda e o exemplo da República Portuguesa, instaurar na China os princípios e as bases de uma administração que traduza as aspirações do povo".

Sem comentários:

Enviar um comentário