Páginas

sábado, 15 de março de 2014

Hotéis no início do século XX

Actualmente são às dezenas os hotéis em Macau, mas nem sempre foi assim. Nesta fotografia de uma ponte-cais do Porto Interior - a porta de entrada marítima no território - onde atracavam os vapores destaca-se a publicidade a três unidades hoteleiras de Macau da primeira década do século XX. A saber: Oriental, Macao e Boa Vista. O primeiro era o único com características não ocidentais e poderá ser o que ficava logo ali no Largo da Caldeira (ver foto de cima: edifício com terraço); o segundo o mais central (Praia Grande) e o último o melhor localizado e já com jogo na época, a roleta. Passar uma noite nestes hotéis custava cerca de 10 patacas. Uma refeição conseguia-se por apenas uma pataca. Claro que existiam ainda as pensões.

A partir de 1917 e até 1923 o Boa Vista albergou o Liceu de Macau
O logótipo do Macao Hotel (antes conhecido por Hing Kee Hotel)
Publicidade nos jornais South China Morning Post e The China Mail em 1907. Quando se lê "both hotels" a referência é o Victoria hotel de Hong Kong. Em baixo: postal da época
Macao Hotel (cima) e Boa Vista Hotel (baixo)
Postal do Hotel Sanatório da Boa Vista
Bilhete postal enviado em 1907 para o hotel Boa Vista
São muitos os postais do Boa Vista nos primeiros anos do século XX. O edifício foi construído em 1870 como residência de um casal britânico que o transformou em hotel em 1890. Uma história fantástica de um edifício que teve múltiplas funções e que ainda hoje existe (residência do cônsul português).
Parte de uma ementa de pequeno almoço do final da década de 1910 do New Macao Hotel
Década de 1950: o Boa Vista, agora como Bela Vista, servindo de cenário para um filme chinês
O New Macao Hotel sucedeu ao Hing Kee (há tb referências a King Hee, julgo que por via da literatura - o Caso da rua Volong).  Por volta de 1900, o hotel aparece referenciado como “Macao Hing Kee’s Hotel”, o apelido do gerente de nome Pedro. Depois da morte de Pedro Hing Kee, cerca de 1907-10 passa para a gerência do inglês Farmer (o Boa Vista era gerido na mesma altura por um francês, Vernon). Em 1923, com nova gerência do chinês Kuan Ioc Chan, passou a ser conhecido por New Macao Hotel até 1927 ano em que encerrou. O comendador chinês Lou Lim Ioc reabriu-o com a designação de Hotel Riviera. Lou Lim Ioc faleceria pouco depois, em Junho desse ano, não assistindo à reabertura do hotel que aconteceu a 15 de Janeiro do ano seguinte. Aquando da sua estadia em Macau, em 1927, Jaime do Inso instala-se no que irá descrever como “renovado Hotel Riviera, cheio de conforto e bem estar”.
Ficava na Praia Grande e deu lugar anos mais tarde ao hotel Riviera demolido na década de 1970.


Largo do Senado década 1930: o edifício Ritz como hotel (mais tarde sede da Melco)
Hotel Cantão (esq) num filme dos anos 60
 Hotel Kuong Chao (Rua do Guimarães)

Sem comentários:

Enviar um comentário