Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Convento de Santa Clara

A sua fundadora foi a Madre Leonor (clarissa). Natural de Cural de Almuger e Mamantha, Toledo (Espanha) tinha o nome de Leonor de S. Philip. Esteve no Convento de Santa Isabel de Toledo em 1603. Partiu para Manila em 1620 e foi a primeira abadessa do Convento de Santa Clara de Macau, de que foi uma das fundadoras em 1633 juntamente com a Madre Madalena de Vera Cruz, Madre Belchiora da Trindade, Margarida de la Concepcion, Clara de S. Francisco, e Joana de la Concepcion, negociou com a elite no poder a fundação do Convento em Macau segundo a Regra de Urbano IV, que possibilitava o acesso à posse de bens por parte das seguidoras de Santa Clara de Assis. Morreu em Macau em 1651.
Quadro de 1814 da autoria de James Wathen. Em 1870 o Grémio Militar seria construído no local onde está aquele pequeno edifício do lado esquerdo da imagem. No local do convento está hoje o Quartel de S. Francisco.
Vista da Praia Grande a partir, precisamente do Convento de Santa Clara, ca. 1820
Na década de 1930 foi construída uma estrada baptizada de rua de Santa Clara. Vai da Rua do Campo e termina na Avenida da Praia Grande, ligando o Jardim de S. Francisco e o Clube Militar. Dá acesso à Igreja de Santa Rosa de Lima e ao cine-teatro.

Sem comentários:

Enviar um comentário