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domingo, 10 de novembro de 2013

Grande Prémio: os primeiros 30 anos (2ª parte)

1983
No 30.º GP a prova foi nomeada como Taça do Mundo de Fórmula 3 da FIA. Com o forte apoio da Theodore Racing, de Teddy Yip, um jovem piloto brasileiro, então conhecido por Ayrton Senna da Silva, venceu no seu primeiro GP de Fórmula 3. Senna foi seguido de Roberto Guerrero e Gerhard Berger. A vitória de Ron Haslam na sua Honda 500, no GP de Motas, fê-lo igualar o recorde de Sadeo Asami de três vitórias consecutivas. Na Corrida da Guia, Hans Stuck e Dieter Quester lutaram com o piloto de Hong Kong, Michael Lieu, acabando por vencer Stuck, frente de Quester e Lieu, por esta ordem.
1984
No 31º John Nielsen ficou à frente de Stefan Johansson que tinha obtido o primeiro lugar da grelha de partida. O neo-zelandês Mike Thackwell ficou em terceiro. No GP de Motas Mick Grant venceu no conjunto das duas mangas em Suzuki 500, seguido de Roger Marshall, em Honda 500, e Mark Salle, numa segunda Suzuki. Tom Walkinshaw venceu a Corrida da Guia num Jaguar XJS, ficando o seu colega de equipa Hans Heyer em segundo e Hans Stuck, em BMW, em terceiro.
1985
Ron Haslam regressou ao circuito da Guia e voltou a vencer o GP de Motas. Didier de Radigues, ficou em segundo e Eero Hyvarinen, o "finlandês voador", terceiro. Mauricio Gugelmin venceu no conjunto das duas mangas no GP de Fórmula 3, em edição encurtada, seguido de Mike Thackwell e Jan Lammers. Na Corrida da Guia, o vencedor foi Giancarlo Francatelli, seguido de Gerhard Berger e Michael Liu.

1986
O inglês Andy Wallace venceu o GP de F3, ficando o seu colega de equipa, Mauricio Gugelmin em 2º e Jan Lammers em 3º. O venezuelano Johnny Cecotto, num Volvo 240 T, triunfou na Corrida da Guia, seguido de Tom Walkinshaw em segundo e Thomas Lindstrom em terceiro. Ron Haslam venceu o quinto GP de Motas, um feito sem paralelo, à frente de Didier de Radigues e do americano Randy Renfrow, todos tripulando Honda.
1987
O tufão Nina assolou a costa chinesa, mas os ventos acalmaram o suficiente para se disputar um GP de Motas com 10 voltas, vencido uma vez mais por Ron Haslam, o que o tornou no piloto com maior número de vitórias, seis. A versão reduzida do GP, de 20 voltas, teve como vencedor Martin Donnely, seguindo-se Jan Lammers e Bernd Schneider. A Corrida da Guia foi um sucesso para a BMW, obtendo os três primeiros lugares, com Roberto Ravaglia em 1º, Dieter Quester em 2º e Fabien Giroux em 3º.
1988
Kevin Schwantz venceu e convenceu (incluindo cavalinhos a 140 km/h) no GP de Motas. Os colegas da equipa da BMW Altfried Heger e Markus Oestreich ficaram em 1º e 2º lugar respectivamente na Corrida da Guia, enquanto Andy Rouse, em Ford Sierra ficou em 3º. A primeira manga do GP foi uma vez mais encurtada devido a um acidente na curva do Hotel Lisboa. Enrico Bartaggia venceu no conjunto das duas mangas, sem ter vencido nenhuma delas. Damon Hill ficou em 2º e Otto Rensing em 3º.
1989
Uma vez mais, Teddy Yip organizou a sua "Corrida de Campeões". Correndo em Mazda MX5 Miatas idênticos, estavam lendas como Denny Hulme, Roy Salvatori, Al e Bobby Unser, Alan Jones e o vencedor Geoff Lees. A vitória na F3 foi para o australiano David Brabham, seguido de Julian Bailey e Christophe Bouchut. Na Corrida da Guia, o domínio pertenceu aos Ford Sierra, com Tim Harvey a ficar à frente de Andy Rouse. Devido ao mau tempo e à falta de claridade, o GP de Motas foi encurtado para oito voltas, com o irlandês Robert Dunlop a sagrar-se vencedor.

1990
Embora o Grande Prémio de Macau tenha protagonizado muitos finais emocionantes, nenhum foi mais dramático que o choque ocorrido na última volta entre o vencedor da 1.ª manga e favorito à vitória, Mika Hakkinen, com o comandante da 2:ª manga e eventual vencedor da prova, Michael Schumacher. No Grande Prémio de Macau de Motas, Steve Hislop venceu à frente de Peter Rubatto e o veterano de Macau Masahiro Hasemi, num Nissan Turbo, arrasou a concorrência na Corrida da Guia.
1991
David Coulthard venceu o GP no conjunto das duas mangas, apesar de terminar em segundo atrás do espanhol Jordi Gene na segunda manga. O 3º lugar foi para Christian Fittipaldi na sua estreia no circuito da Guia. O piloto do Campeonato Mundial de Motociclismo, Didier de Radigues, terminou uma carreira brilhante vencendo as Bodas de Prata do GP de Motas, e estabelecendo um novo recorde da volta mais rápida em 2:25.91. A Corrida da Guia foi ganha pelo antigo piloto de Fórmula 1, Emanuele Pirro, à frente de Kurt Thiim e o vencedor de Le Mans (por três vezes) Klaus Ludwig.
1992
Este ano viu todos os recordes das voltas mais rápidas das principais corridas batidos. O sueco Rickard Rydell venceu o GP de F3 por uma diferença de 1,57 à frente do português Pedro Lamy, que fez a volta mais rápida no seu Reynard 923 Spiess Opel. Em 3º, ficou Jacques Villeneuve. Na Corrida da Guia luta renhida entre a Mercedes e a BMW. Em Mercedes Bernd Schneider bateu o recorde com 2:29.74, mas Emanuele Pirro, pela BMW acabou por vencer. No GP de Motas domínio de três Yamaha 500 cc, tendo vencido Carl Fogarty no conjunto das mangas, à frente de Toshihiko Honma (2º) e Jamie Whitham (3º). Fogarty estabeleceu ainda a volta mais rápida com 2:33.94.



 O Museu do Grande Prémio: inaugurado em 1993


 
1993
Na 40ª edição a prova mudou-se para as novas instalações construídas propositadamente na zona do novo terminal marítimo. Rickard Rydell estabeleceu um novo recorde da volta com 2:17.40, mas foi obrigado a desistir, deixando caminho livre a Jorg Muller. O dinamarquês Tom Kristensen ficou em 2º, seguido do favorito à vitória, Kelvin Burt. No GP de Motas, o vencedor de 1990, Steve Hislop, repetiu a proeza com uma vantagem de 4 segundos sobre o vencedor de 1989, Robert Dunlop, que também bateu o recorde do circuito com 2.33.18. Charles Kwan, de Hong Kong, passou a figurar na história do GP ao vencer três provas, sendo a mais notável a que obteve na Corrida da Guia.



Moeda comemorativa com o valor facial de 500 patacas
 

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