Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

William Pryor Floyd: fotógrafo

  Praya Grande por Floyd
Deste fotógrafo britânico pouco se conhece. Sabe-se que no final do século 19 estava radicado em Hong Kong - foi um dos primeiros europeus a fazê-lo - onde fazia essencialmente retratos que os clientes usavam como cartões de visita. Mas não fotografava somente pessoas, também se interessava ela paisage e tinha nele uma veia de jornalista já que dava bastante atenção aos fenómenos da natureza, especialmente tufões. Será que são da sua autoria o conjunto de fotografias que documentam os efeitos devastadores em Macau do tufão de Setembro de 1874?
Ao mesmo tempo terá adquirido um estúdio conhecido como The Firm. Existem muitas dúvidas quanto ao facto de se tratar de um estúdio ou 'apenas' uma vasta colecção de negativos feitos por fotógrafos como Weed, Howard, Beato, Miller, Thomson and Halsey desde 1859.
Em 1868 Floyd tinha feito 150 fotografias de Macau e Hong Kong mas a concorrência de nomes como Thomson (1837-1921) e Afong - (1859-1940) um dos primeiros chineses a instalar um estúdio de fotografia em Hong Kong - levaram-no a abandonar Hong Kong em 1874 altura em que vendeu a sua empresa. A Floyd & Co. ficava no nº 62 da Queen's Road na Victoria Photographic Company. As imagens que captou são hoje um testemunho ímpar da história da então colónia britânica na 2ª metade do século XIX.
Fez em Macau diversas fotografias incluindo esta vista panorâmica.
Em Maio de 2012 a Sotheby's fez um leilão de catálogos de fotografias dos séculos 19, 20 e 21 onde estava um lote de Loyd (42 no total). Intitulava-se "Vistas of Macau, near 1870". O preço base de licitação rondou os 20 mil euros.

A fotografia é de Floyd e parece ser a Rua de S. Lourenço em Macau.
 Palacete da Flora. Será de Floyd?
 Praia Grande por Floyd.
A obra que Floyd deixou tem merecido nos últimos anos o reconhecimento merecido sendo objecto de várias exposições, incluindo na China.

Sem comentários:

Enviar um comentário