Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Macau lembra revolucionário comunista

O líder militar Ye Ting, comunista e figura-chave do levantamento de Nanchang de 1927, e que viveu em Macau durante sete anos, passou a ter uma estátua no território. A casa onde morou, na rua Almirante Costa Cabral, foi recuperada e agora pode ser visitada gratuitamente pelo público. A antiga residência de Ye Ting tinha sido vendida no início dos anos 50, primeiro à Associação Geral de Estudantes Chong Wa de Macau passando, posteriormente, para as mãos da Associação Geral das Mulheres que aí estabeleceu a Creche II.
Em Outubro deste ano, o Instituto Cultural (IC), em colaboração com a Associação Geral das Mulheres, que mudou a sua creche para instalações de maior dimensão, procedeu a obras de renovação no edifício, e decidiu erigir uma estátua de Ye Ting com a família e organizar uma exposição fotográfica, numa homenagem ao revolucionário e à sua escolha de Macau como segunda pátria.
A estátua de Ye Ting está exposta no jardim da antiga residência do militar, e foi comissionada ao escultor local Ka-Long Wong que, através de uma cena da intimidade familiar entre Ye Ting, a sua mulher e filhos, apresenta o revolucionário como um marido dedicado e um pai afectuoso. De modo a restaurar fielmente a antiga fachada do edifício, o IC contou com a colaboração dos familiares de Ye Ting e fotografias desse tempo.
Os trabalhos de restauro incluíram a demolição de partes entretanto acrescentadas ao edifício original, a troca de portas e janelas pelos modelos originais em madeira, a reparação do jardim e a construção de uma estufa e de um lago para peixes. As árvores do jardim recriam também as espécies aí existentes no tempo de Ye Ting.
O descerramento da estátua que homenageia o revolucionário foi feito ontem à tarde e contou com a presença do vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Edmund Ho, os Secretários Cheong U e Florinda Chan e outras personalidades. Os filhos e outros familiares do militar também marcaram presença. A Casa de Ye Ting está aberta diariamente das 10:00 às 18:00 horas, incluindo feriados.
Notícia do JTM de 30-12-2011
A casa onde o líder militar comunista viveu foi recuperada fielmente e agora alberga uma exposição de fotografia sobre Ye Ting. Espaço está aberto diariamente e pode ser visitado de forma gratuita.

Sem comentários:

Enviar um comentário