Páginas

sábado, 18 de abril de 2009

Pintores famosos: Auguste Borget



Auguste Borget nasceu em França, na cidade de Issoudun. Aos 21 anos parte Paris, com o objectivo de se tornar artista. Mas a sua permanência na capital francesa não dura muito tempo. Em 1836, impulsionado por um espíritio inquieto e desejo de aventura, empreende uma grande viagem que o leva ao continente americano, à Índia, costa sul da China (incluíndo Macau e Filipinas).
Durante os dez meses da sua permanência em Macau conheceu de perto o pintor inglês George Chinnery. Tal como este, também Borget se deixou fascinar pela cidade do Nome de Deus, seus edifícios e ruas, velhas igrejas, templos, gentes e costumes. Borget não se limitava a desenhar, acompanhava os seus desenhos e esboços com pequenos textos, de cariz fundamentalmente etnográfico, que hoje nos dão também, para além das imagens, uma descrição muito viva de Macau e do seu tempo. Regressou a França, em 1840, onde continuou a pintar e escrever. Os trabalhos realizados durante a sua viagem foram expostos em Paris e, muitos dos desenhos que testemunham a sua passagem por Hong Kong, Macau e Guangdong foram publicados em livros e revistas. Passou os últimos anos de vida na sua cidade natal, Issoudun Brouges.

2 comentários:

  1. esse e um historia muito linda
    assi:moniqu ellen

    ResponderEliminar
  2. je ne comprends pas le portuguais mais je suis un grand collectionneur de BORGET si vous parlez francais mon e mail :jgiordana@free.fr

    ResponderEliminar