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terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Horácio Poiares

Horácio Afonso da Silva Poiares fez parte da primeira equipa de professores do Liceu de Macau tendo tomado posse a 16 de Abril de 1894, no palácio do governo de Macau. Era professor da 1.ª cadeira, língua e literatura portuguesa.
Esta peça de porcelana decorativa foi mandada fazer pelo próprio onde incluiu uma dedicação "Aos meus pais".
 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

"Hong Kong-Macao Line": cais Wing Lok

Nas primeiras três fotografias de Oswald Lubeck tiradas ca. 1910 pode ver-se o cais Wing Lok em Hong Kong - Wing  Lok Wharf - que servia a "Hong Kong-Macao Line", ou seja, as embarcações que asseguravam as ligações marítimas entre Macau e Hong Kong da empresa Hong Kong, Canton and Macao Steamboat Company, uma das várias que operavam na região.

Vapor Sui Tai ancorado em Macau ca. 1910

Anúncio de 1908 da "Hong Kong-Macao Line" assegurada pelos vapores Sui An e Sui Tai.


O mesmo cais em meados da década de 1920

domingo, 29 de janeiro de 2023

Memórias do militar Manuel Marques: 2ª parte

 

No Jardim da Vitória - monumento com o mesmo nome ao fundo

Hotel Lisboa visto do Quartel S. Francisco

No Jardim de S. Francisco


Frente a uma loja de peixe seco
A paixão pela fotografia
Na muralha do quartel S. Francisco (ao fundo hotel Lisboa)
Rua reservada a peões

Mercado de rua: tintins (velharias)

Ao fundo Edifício Rainha D. Leonor
na Gruta de Camões


Escadaria das Ruínas de S. Paulo


Na Fortaleza do Monte

Parada militar no Campo 28 de Maio/Canídromo

Carreira de tiro em Hac-Sa

sábado, 28 de janeiro de 2023

Memórias do militar Manuel Marques: 1ª parte

Actualmente com 73 anos, Manuel David Pereira Marques esteve em Macau entre 1971/1974 a cumprir o serviço militar como cabo com a especialidade de mecânico de material cripto no Quartel General. Também deu aulas de condução e mecânica numa escola de condução no território, a Quintino, de Manuel da Costa Quintino.
Numa viagem feita de avião partiu de Lisboa a 18 de Outubro de 1971 e regressou a 15 de Março de 1974.
Segundo o filho, David, "o meu pai sempre teve uma grande paixão pela fotografia e iniciou já em Macau o hobby pela fotografia, guardando alguns registos em fotografia e em audio feitos em Macau sendo esses audios gravações em cassete do dia a dia em Macau que enviava posteriormente à minha mãe."
São esses registos fotográficos com cerca de 50 anos que o blogue Macau Antigo dá a conhecer publicamente pela primeira vez.
Junto ao terminam marítimo do Porto Exterior
do lado esquerdo vista parcial da bancada do Grande Prémio
Garrafa da Coca-Cola (cimento e vidro)
A fábrica ficava na zona da Areia Preta

Tabuleiro da Ponte Macau-Taipa em construção
(Tirada do lado de Macau - ao fundo a ilha da Taipa)

Junto ao Mercado de S. Domingos

Cruzamento da Av. da Praia Grande

Tirada do QG pode ver-se ainda alguma construção no Hotel Lisboa,
embora já tivesse sido inaugurado em Fev. de 1970 (esta era uma nova ala)


O Adivinho


Parece-me ser a Travessa da Palanchica

Aspecto do Porto Interior com a fábrica de Gasosas Ásia ao fundo

Biblioteca (octogonal) no Jardim de S. Francisco

Entrada do Pagode da Barra (Templo de A-Ma)


No muro da baía da Praia Grande militares observam a paisagem:
juncos e a ponte Macau-Taipa em fase de construção

As icónicas garrafas (de betão) Coca-Cola

Num raro registo a cores, Manuel Maques
frente à entrada do Casino de Macau (Hotel Lisboa)
do lado do campo dos operários e das traseiras do Liceu

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Uma "Linha de Paquetes" em 1843

The First Line of Packet Ship for Hong Kong and Macao
On Saturday afternoon April 1st the first line of packet ship that has sailed from England for the important British settlements of Hong kong and Macao was despatched from the West India Docks. The vessel chartered for that destination was the Cleopatra, about 600 tons, Captain Early. She had a large quantity of specie for the merchants in those distant parts and a full cargo of English manufactured goods suited to the wants and habits of the natives of China. A great many passengers had taken berths in her for whom excellent accommodation was provided and on taking her departure she was considered by the many persons present as fine a vessel as had ever left that dock.
The establishment of a line of packet ships between London and Hong kong and Macao was considered necessary in consequence of the mail being frequently forwarded to China and India, before the arrival of the overland mail whereby considerable delay arose in transmitting answers to the communications received by our merchants from their Chinese and Indian correspondents.
The result has been that a line of packet ships have been formed one of which is to start from London the 1st of every month to call at Portsmouth. (...) .
in Fisher's Colonial Magazine, Londres, 1843
Uma das embarcações que transportava o correio entre Londres e Hong Kong
Imagem não incluída na publicação referida

A Primeira linha de Paquetes para Hong Kong e Macau
Na tarde de sábado, 1º de abril, a primeira linha de paquetes que partiu da Inglaterra para os importantes assentamentos britânicos de Hong Kong e Macau zarpou das Docas das Índias Ocidentais. A embarcação fretada para aquele destino foi a Cleópatra, de cerca de 600 toneladas, do capitão Early. A bordo seguia uma grande quantidade de dinheiro para os comerciantes daquelas regiões distantes e uma carga de produtos ingleses adequados às necessidades e hábitos dos nativos da China. Muitos passageiros seguiram a bordo, para os quais foram fornecidas excelentes acomodações, sendo a embarcação considerada por muitas pessoas presentes, como a melhor que já havia partido daquele cais.
O estabelecimento de uma linha de paquetes entre Londres e Hong Kong e Macau foi considerado necessário pelo facto do correio encaminhado para a China e Índia, ter constantes atrasos afectando as comunicações dos nossos comerciantes com os seus congéneres chineses e indianos.
Uma linha destes paquetes partirá de Londres no dia 1º de cada mês para escalar em Portsmouth. (...) 
Nota: A notícia é de 1843; a colónia britânica de Hong Kong acabara de 'nascer' um ano antes. Muita da correspondência de e para Macau era transportada nestes 'paquetes'. A outra alternativa, muito mais demorada, era por via terrestre. Os correios ainda eram um serviço assegurado pelos comerciantes a título privado.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Macau em 1557: mapa de Eugénio Beça

Este mapa feito à mão tem como dimensões 32 x 20 cm e foi executado entre as décadas de 1940 e 1950 por Eugénio Albano Ferro de Beça.  Trata-se de uma reconstituição do que era Macau em 1557. Na ausência de qualquer registo cartográfico sobre a presença portuguesa em Macau aquando do 'assentamento' em 1557, Jack Braga solicitou a Eugénio Beça que fizesse um mapa com a localização das principais 'marcas' portuguesas em Macau em meados do século 16.
Eugénio Beça (1905-1968) foi o director gráfico da revista Renascimento, da década de 1940, em Macau e fez ainda parte do primeiro corpo gerente da Academia de Amadores de Teatro e Música do território. 
Entre as 'marcas' são assinalados o Fortim de S. Francisco, a colina de Nossa Sra. da Guia, Cacilhas, a Ilha Verde e S. Tiago da Barra. O mapa mostra ainda o relevo da península e inclui várias bandeiras da monarquia, uma rosa dos ventos e uma caravela portuguesa.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

The Convent of St Francis de Assis

St. Franciscan Convent.
Esboço de George Frederick Dashwood em 1832

St. Francesco
The Convent of St Francis de Assis was erected by Philip I and occupied by twenty Capuchin Friars in 1584. The number at present is very limited The guardian is nominated by the provincial of the order of Goa. The church dedicated to Nossa Senhora dos Anjos is large and the altar very magnificent. The convent was occupied by British troops in 1808. In front of the convent is the Fort St Francesco, a strong work mounting several heavy guns for the protection of the beach.
In the early days of the settlement the Dutch made two attempts to take Macao. In 1622 they effected a landing between St Francesco and Guia and were advancing into the city when a few guns on the Monte opened upon them and they were so vigorously attacked by the inhabitants that they were driven back with great loss. On this occasion the slaves behaved so well that they were all emancipated. In 1627, at the second attempt, the battery of St Francesco then only a single row of guns did such execution that some of the ships were burnt and sunk and a number of men killed.
Beyond the strong wall that ascends the hill towards Monte and crosses the Peninsula is a plain called the Campo, which occupies the whole extent to the Chinese barrier, the upper part the Chinese use as a burial ground and in the lower are situated three small villages occupied by Chinese husbandmen who make the valley by unceasing labour produce a great abundance of fine vegetables.

O Convento de s. Francisco por Thomas Watson