Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Sociedade União Recreativa

O grande acontecimento social de Macau em 1933 foi a inauguração do Edifício da União Recreativa, à Areia Preta, junto do Hipódromo, a 25 de Março. Temos a descrição do imóvel, relatado em "A Voz de Macau":
"O elegante edifício, de linhas sóbrias e bem lançadas, é bastante amplo. No terreno vasto que lhe pertence, onde, à direita, existe já um parque para estacionamento de automóveis, ficarão instalados os campos de Futebol, Ténis, Golf, Basket-Ball, Hockey, e ainda um Parque Infantil para diversão dos filhos dos sócios, estando a Direcção envidando os seus melhores esforços para conseguir a realização duma ampla piscina".
A Sociedade da União Recreativa foi fundada em 1924 por um grupo de macaenses que se reuniam para tocar música. Eram uns vinte e, entre eles, destacamos, sem desdouro para outros, António Ferreira Batalha, Paulino A. da Silva, Pedro e Alberto Ângelo e António Galdino Dias. Do entusiamo destes vinte, nasceu a ideia de criar um Centro Musical. Pouco a pouco, pelo dinamismo dos fundadores, o número de sócios aumentou, chegando a duzentos, número importante em relação à exiguidade da população portuguesa no Território. Agora já não era apenas um centro musical, mas também um centro recreativo e desportivo. O grupo representativo da União Recreativa, no futebol, era importante nos fins dos anos 20 e só foi dispersado quando rivalidades internas levaram os seus componentes a agruparem-se no Argonauta e no Tenebroso.
Não havia sede nem instalações adequadas para comportar tamanho número de sócios. As festas e outras iniciativas exigiam um novo prédio. Mais uma ideia brilhante nasceu: o plano duma espécie de country club, fora de portas, em sítio calmo e ameno, onde a Sociedade pudesse dar largas às suas actividades. A Areia Preta era então um local ideal, pelo seu sossego, pelo ar de praia que ainda possuía. É preciso lembrar que a cidade morria na orla da avenida Horta e Costa; e, dali para o mar e para a Porta do Cerco, havia apenas algumas casas, tipo vilas, o Canídromo, o Hipódromo, aldeamentos chineses e imensos terrenos baldios.
A Sociedade teve o apoio incondicional do Governador Tamagnini Barbosa. O Governo subsidiou, também a Associação dos Proprietários do teatro D. Pedro V, e outros vieram da iniciativa privada. Ficou-nos na memória a festa da inauguração. Ainda nos lembramos de ver muita gente e estarmos à frente duma mesa pejada de iguarias e guloseimas, dum riquíssimo "chá gordo". Discursaram o Presidente da Sociedade, António Ferreira Batalha, o Encarregado do Governo, Rocha Santos, e o Dr. Américo Pacheco Jorge, como representante da mais antiga agremiação macaense, o Clube de Macau.
"A Voz de Macau" remata o seu artigo de 26 de Abril, com as seguintes palavras:
"Seguiu-se a assinatura da acta da inauguração, após o que numerosas pessoas assistentes dispersaram pelo amplo edifício e campos adjacentes, formando aqui e além pequenos grupos de cavaqueira, enquanto outros, os apreciadores de danças, iniciando a série de fox-trots, steps, valsas, etc., enlaçavam as gentis senhoras e meninas, danças que se prolongaram até cerca das 21 horas, com muito pesar dos fervorosos que desejariam que elas se prolongassem pela noite adiante. Mas Roma e Pavia não se fizeram num dia; e, como outras interessantes e simpáticas festas de certo se hão-de seguir, tirarão então a desforra..."
Não nos lembramos de ter havido campos de futebol, hóquei, golfe e basquetebol. Nem a piscina projectada. O que houve e tivemos ocasião de presenciar, foram as grandes partidas de ténis nos seus courts arejados e de vista ampla. A vida da União Recreativa foi brilhante nos primeiros anos, com festas e outras actividades que ficaram notáveis. Decaiu nos anos de 30 para reviver com a Guerra do Pacífico, sob outro nome - o Clube Melco. Mas este assunto será tratado noutra ocasião. (...)
Texto de Henrique de Senna Fernandes (integrado no tema o cinema em Macau no início do século XX)

The greatest social event of 1933 was the opening on the 25th of March of the União Recreativa (Recreational Union) building adjacent to the hippodrome, at the Areia Preta (Black Sands) borough. This is how the impressive new building was described in "A Voz de Macau":
"It is an ample, elegant, sober and well planned construction. The grounds are quite vast. The parking lot is already built in preparation for the future football field, basketball and tennis courts, a hockey ring, a golf course and an amusement park for the use of the members' children. The Directorate is endeavouring to obtain permission for the construction of a sizeable swimming pool.
The society of the União Recreation had been founded in 1924 by a group of Macanese who used to gather to play music. There were about twenty of them, including António Ferreira Batalha, Paulino A. da Silva, and Pedro, Alberto Angêlo and António Galdino Dias. Together they planned enthusiastically to build a music centre. The dynamism of the society attracted many other people who gradually joined in. Soon the number of members reached two hundred, an enormous figure taken in relation to the small overall total of Portuguese residents in the Colony. This increase in members broadened the horizons of the society which expanded to integrate recreational and sports activities. During the 1920s the União Recreativa's football team had been one of the most important in Macao only being disbanded with the later creation of the Argonauta and Tenebroso.
The society did not have a meeting place for such a huge membership. Parties, functional gatherings and the variety of planned activities required appropriate installations. An initially modest and realistic proposal soon developed into the ambitious idea of creating a 'country club' in a quiet and pleasant place where the society could promote a wide range of leisure activities. In those days Areia Preta (Black Sands) was considered to be at a great distance from the city centre and was a totally undeveloped and calm expanse of land with a tranquil waterfront. The urban coverage of those times barely reached Avenida Horta e Costa (Horta e Costa Avenue) and beyond its long stretch towards the sea and the Portas do Cerco (Border Gate) only the Canidrome existed, with the Hippodrome and tiny Chinese dwellings peppered in amongst empty tracts of fields.
The society's country club idea was immediately given the unconditional support of Governor Tamagnini Barbosa. The project was subsidised partly by the government, partly the owners of the Dom Pedro V Theatre and partly by a number of private investors who where interested in supporting the venture. The opening ceremony was memorable. All Macao was there. There were all sorts of delicacies and sweets and a fabulous 'chá gordo'.
Speeches were made by the President of the society, António Ferreira Batalha, the government representative, Rocha Santos and Dr. Américo Pacheco Jorge, the representative of Clube de Macau - the oldest Macanese society circle.
News of the opening described in the "A Voz de Macau" of the 26th of April ends in the following manner:
"It was followed by the signature of the inauguration's register after which the crowds decided to explore the ample new building and its adjoining grounds. Here and there small groups of people gathered and chatted away while others were engrossed in the sounds of fox-trots, steps, waltzes and other rhythms, and paired with charming ladies and young demoiselles to dance non-stop till the closing hour of nine at night, disappointed that the festivities were terminating at such an early hour.
Let this be no reason for despair, there will certainly be plenty of future opportunities for these enthusiasts to make the most of their party mood to even their entire satisfaction..."
We barely remember that the football field, basketball court, hockey ring, golf course were ever to be built nor, to our knowledge, was the projected swimming pool, and we seldom went to watch the tennis matches played out excitingly on fine spacious courts.
During their first years of existence at their new site the União Recreativa promoted a remarkably wide range of activities and scintilating parties. As the 1930s progressed it lost much of its dynamic and glamour, but this was to be resurrected during the Pacific War under new management: the Clube Melco (Melco Club). We will come to this later on. (...)

Text by Henrique de Senna Fernandes (contexto: Macau's cinemas in early 20th century)

domingo, 29 de abril de 2018

Memories of a grande dame

“It is a magical place, it is a mythological place. It is somewhere which one cannot believe does not have a fantastic legend to its name, where you feel the presence of Bogart ... or Bacall ... or Loretta Young, or Hemingway ...” Those are the words of French philosopher Bernard-Henri Lévy, who stayed at Macau’s Hotel Bela Vista in 1968.
The big yellow-and-white building on Penha Hill has seen its share of fantastic times since William Clarke – a British captain and commander of the Heungshan steamer that travelled between Macau and Hong Kong – and his wife Catherine decided to open Macau’s first Western-style luxury hotel. They chose the large, three-story building, with its neoclassical architecture and wide balconies, and called it the Boa Vista (good view, in portuguese).
Opened on July 1, 1890*, it had direct access to the beach, “hot, cold, shower and seawater baths, large and ventilated dining, billiards, reading room” and a “well supplied bar”. At the time, Macau was a summer resort where people often went to recuperate from diseases such as tuberculosis. They came mostly from Hong Kong, Canton and Shanghai. Among the famous early guests there was Hong Kong governor William Robertson, in 1892.
But revolutionary currents swirled through China and in November 1899, with hardly any guests, Clark sold the hotel to the Hong Kong, Canton and Macao Steamer Company for 15,000 patacas. The French wanted to buy it and turn it into a sanatorium for their soldiers wounded in Indo-China, but Macau’s governor wouldn’t allow the sale and the building became government property.

In 1909, the Boa Vista reopened under a French manager, Auguste Vernon, who soon took ill and was replaced by Albert Watkins. Police, however, discovered illegal gambling activities and closed the business. From 1917 to 1923 it housed a secondary school. Renowned Portuguese poet Camilo Pessanha was one of the teachers.
On December 23, 1936, the hotel reopened with a new name, Bela Vista (“beautiful view”), but, in the wake of the Sino-Japanese War, it was used instead to accommodate some of the thousands of refugees escaping atrocities, mostly from Hong Kong and the mainland. Just after the war, the hotel was used by Allied soldiers to rest.
In the early 1950s, the Bela Vista became famous for lavish balls, featuring a live band and that attracted hundreds of wealthy socialites and expatriates from Hong Kong and Macau for decades to come. In 1967, Adrião Pinto Marques became the hotel manager. A fan of Napoleon, he decorated the site with memorabilia of the French leader. When Pinto Marques died in 1985 his son took over.
The hotel, with its “magical” setting and East-meets-West atmosphere, became a popular location for films and TV shows. Some of the more famous ones include Around the World in 80 Days and Return to Paradise.
By the end of the 1980s, when the hotel was deteriorating, Macau government declared it a historic building. After a major restoration, it reopened in 1992 as a luxury boutique hotel, with a décor resembling that of a traditional Portuguese mansion with eight rooms decorated in Portuguese style accented with Oriental antiques.
Seven years later, as Macau was preparing to return to Chinese rule, the hotel bid its final guests farewell in a series of lavish parties and The Last Bela Vista Ball arranged by Hong Kong party host Ted Marr. “Five hundred people, who have each spent HK$2,200, will dance until dawn observing the dress code, ‘black tie, gorgeous in gold or Walking on Sunshine’, the last a tribute to the song without which no Ted Marr event is complete”, reported the South China Morning Post at the time.
By the end of 1999, the Bela Vista was converted to the residence of Portugal’s consul for Macau and Hong Kong, which it remains today.
Text by João Botas published at Macau Destination in 2015 (South China Morning Post), Hong Kong

*Notícia de 4 de Julho de 1890 do jornal Hong Kong Daily Press: " Acaba de aparecer uma importante contribuição para as instalações hoteleiras de Macau. O Hotel Boa-Vista, belo e novo edifício com 20 quartos, situado na Baía do Bispo, frente ao Mar do Sul, foi aberto a 1 de corrente. (...)
PS: os links acima são de posts escritos em português sobre o hotel Boa/Bela Vista.

sábado, 28 de abril de 2018

Francisco Borboa Valenzuela

Eis um nome que a maior parte dos leitores terão dificuldades em associar a Macau. Mas na verdade as obras deste artista - conhecido por "Pancho" - estão bem presentes no quotidiano do território desde a década de 1960 e ainda hoje podem ser apreciadas. 
Refiro-me, por exemplo, ao mural da fachada lateral do hotel Sintra (executado em 1975) e aos murais na entrada do 'velhinho' hotel Lisboa. Mas há mais...
Francisco Borboa nasceu em 1923 na Califórnia e foi ainda em criança para o México onde iniciou os estudos e ingressou no sacerdócio. Em 1948 parte para a China como membro da Companhia de Jesus. Aprende mandarim em Pequim mas a revolução em marcha obriga-o a ir primeiro para Shangai e depois para Wuhu. Sai da China um ano depois da fundação da República Popular. Vai de comboio até Tienshin e de barco até Hong Kong de onde segue para as Filipinas. Sem visa para entrar no país será o presidente a autorizar a entrada. Ali completa os estudos em filosofia e teologia e em 1957 é ordenado sacerdote. 
Em 1958 inicia a etapa chamada de provação. Viaja para o Japão (Hiroshima) e depois (1960) para Taiwan.
Em 1962, com quase 20 anos de vida religiosa decide abandonar a Companhia de Jesus e pede à Cúria Romana para o dispensar do sacerdócio.
Deixa Taiwan e ruma a Hong Kong onde vai encontrar alguns dos antigos professores das Filipinas. Os anos passam e a autorização de Roma não chega mas Pancho não desiste e resolve escrever a Ana que tinha conhecido em Taiwan propondo-lhe casamento. Ana aceita e vai ter com Pancho com visa para apenas um mês.
Ao fim do terceiro mês Ana recebe um ultimato de Taiwan: "ou casa ou regressa". Pressionados e sem autorização do Vaticano acabam por casar pelo registo civil. A dispensa do sacerdócio só virá em 1966.
Nesta altura já Pancho tinha enveredado pela vida artística, especialmente quadros em mosaico e murais. A primeira exposição de obras suas ocorreu em Hong Kong em 1972.
É por esta altura que Macau lhe surge na vida deixando a sua marca na fachada lateral do hotel Sintra e nas paredes e tectos da entrada do hotel Lisboa.
Para além de Macau tem trabalhos seus na Austrália, Malásia, México, Filipinas, Espanha, Taiwan e Hong Kong (no Club Lusitano, por exemplo, em 1967).


'Murais' do Hotel Lisboa da autoria de Francisco Borboa


sexta-feira, 27 de abril de 2018

S. S. Heungshan entering Macao harbour


O postal tem manuscrita a data de 1903 mas é ligeiramente mais antigo. Impresso em Hong Kong tem como ilustração o navio Heungshan (referência a uma cidade da China muito perto de Macau) que fazia a ligação entre o território e Hong Kong. O vapor S.S. Heungshan tinha 1,998 toneladas e chegou a ter como comandante o capitão W. E. Clarke, que viria a comprar o edifício onde instalou o hotel Boa Vista em 1899. O navio tinha partidas diárias de Hong Kong (excepto domingos) às duas da tarde e de Macau às 8 da manhã. Outro postal da época com o Heungshan pode ser visto aqui.
O Heungshan atracado em Macau
Em 1924

quinta-feira, 26 de abril de 2018

“Voyages a Peking, Manille et l’Île de France faits dans l’intervalle des années 1784 à 1801”

Chrétien-Louis-Joseph de Guignes (1759-1845), filho do orientalista/sinólogo Joseph de Guignes, é o autor do livro “Voyages a Peking, Manille et l’Île de France faits dans l’intervalle des années 1
784 à 1801”.
O livro foi publicado em Paris em 1808 num total de três volumes. 
No primeiro volume é apresentada uma história sumária da China e o início da crónica da viagem para Pequim. 
O segundo volume versa a viagem para Pequim e regresso a Cantão. 
No terceiro volume Guignes relata as suas observações da vida quotidiana da China de 1783 a 1797. É neste volume que surgem algumas referências a Macau -história sumária das relações com os ingleses, franceses, holandeses e chineses - território onde Guignes afirma ter vivido 10 anos.
Anexo aos três volumes são apresentadas uma colecção de chapas contendo cerca de uma centena de desenhos: templos, pagodes, pontes, barcos, jardins, festivais, funerais, túmulos, santuários, vestuário, notas musicais, mapas, etc... 

Tombeau a Macao, Chine

Inclui um mapa : plan de la ville de macao (1792)


quarta-feira, 25 de abril de 2018

As eleições de 1975

As primeiras eleições após o 25 de Abril de 1974 - as primeiras por sufrágio universal -  aconteceram exactamente um ano depois tendo concorrido 14 partidos e coligações. No final o PS venceu tendo obtido 37,87% e 116 deputados, seguindo-se o PPD com 26,39% e 81 deputados; em terceiro, ficou o PCP com 12,46% e 30 deputados e em quarto o CDS, com 7,61% e 16 deputados. Último partido a eleger deputados, o MDP-CDE conseguiu cinco, com 4,14%.
Fora do Parlamento ficaram a FSP (cisão do PS), o MES, a UDP, a FEC, o PPM, o PUP e a LCI.
Um caso especial neste acto eleitoral ocorreu em Macau onde a ADIM - Associação para a Defesa dos Interesses de Macau, a votos só no território, elegeu um deputado (1622 - 0,03%) que ficou ligado ao CDS. Outro dos concorrentes em Macau foi o CDM - Centro Democrático Unitário.
Num total de 6 231 372 de inscritos nos cadernos eleitorais de Portugal votaram 5 711 829 (8.34% de abstenção) tendo eleito 250 deputados para o parlamento.
De acordo com a CNE a ADIM era uma associação política de cariz conservador, fundada por Senna Fernandes, que tinha como principal opositor político o Centro Democrático de Macau (CDM). Na eleição para a Assembleia Constituinte de 1975 consegue eleger um deputado, Diamantino de Oliveira Ferreira, pelo círculo eleitoral de Macau.
Terminal Marítimo do Porto Exterior na década de 1970


segunda-feira, 23 de abril de 2018

De "President" 總統酒店 a "Central" 新中央

“O monumental edifício do «President Hotel», o maior estabelecimento hoteleiro de Macau e um dos melhores do sul da China, foi recentemente inaugurado pelo governador daquela colónia sr. Tamagnini Barbosa, perante uma numerosa assistência. Este edifício que veio a custar meio milhão de patacas, tem 80 quartos para hóspedes, dez salas de jantar, um roofgarden* e um esplêndido salão cinematográfico. Esta arrojada iniciativa pertence ao activo capitalista de Macau sr. Hee Cheong (...).”

酒店座落於新馬路,原名為總統酒店,1928年啟用至今。

Hotel Central (Chinese: 新中央酒店) is an 11-storey-tall hotel on Avenida de Almeida Ribeiro. Historically it has also been known as President Hotel (Chinese:總統酒店). The building was initially 6-storey tall by the time of its construction in 1928, even then upon completion it was the tallest building in Macau. The extra floors were added in 1942. There were formerly casinos in the fifth and seventh floors of the building. It is also the first building in Macau with elevators.

E assim começa a história do hotel "President" - 總統酒店, inaugurado a 22 de Julho 1928 (domingo). Ano em que também abre ao público o "Riviera" (ex- New Macao Hotel)...
Já no início da década de 1930 muda de donos e de nome, passa a denominar-se "Grand Hotel Central" com o seu conhecido casino "Club Hou Heng... de Kou Ho Neng e Fu Tak Iam, vencedores da concessão do jogo em Macau. 
A 18 de Maio de 1937 o hotel é re-inaugurado e passa a denominar-se hotel "Central" - 新中央 . Antes, em Abril, o governo atribuira o exclusivo do fantan a Hoi Tai Seng e Chan Seng. Esta nova empresa, a Tai Hing, irá arrendar o hotel. Faz obras de remodelação e instala um novo cabaret no 6º piso, o Cabaret Grand Central.

Em 1941, em plena guerra sino-japonesa, é inaugurado o Grand Hotel Kuok Chai. Na resposta os arrendatários do "Central", um ano depois, em 1942, quando a segunda guerra mundial chega ao Pacífico e à Ásia, após obras de remodelação, acrescentam novos andares ao edifícios que passa dos seis pisos iniciais para 11. Mais 3 do que o Kuok Chai.

O "Central" foi durante muitos anos o edifício mais alto de Macau e "de todo o território ultramarino português", sendo também o primeiro edifício a dispor de elevadores. Funcionou em pleno até ao início da década de 1960. Quando a STDM ganhou o exclusivo do jogo, os casinos do "Central" tiveram de fechar e passou a ser apenas hotel. Ainda existe...


* o roof garden era nada mais nada menos que um terraço - com bar e espaço para actuação de grupos de música ao vivo-  com uma vista privilegiada sobre Macau... 
'Competia' com a sala de cinema enquanto duas grandes atracções da nova unidade hoteleira.

domingo, 22 de abril de 2018

A toponímia em redor das ruínas de S. Paulo

Na toponímia de Macau (e ilhas) os nomes ligados à igreja católica ocupam um lugar de relevo. Uma das zonas onde estes topónimos existem em maior concentração fica em redor do outrora complexo de S. Paulo que integrava a igreja Mater Dei, o colégio, e as hortas e pomar.
Vejam-se alguns exemplos: Largo da Companhia de Jesus, Rua de S. Paulo, Calçada de S. Paulo, Travessa de S. Paulo, Rua da Ressureição, Calçada de S. Francisco Xavier, Travessa da Paixão, Rua D. Belchior Carneiro, Largo da Companhia, Rua de Tomás Vieira, Rua de Santo António, etc...

sábado, 21 de abril de 2018

O fascínio do Templo de A-Ma

Dos mapas mais antigos às fotografias digitais, dos desenhos às pinturas, das gravuras, aguarelas e pinturas a óleo, o templo de A-Ma é desde sempre um dos motivos eleitos quer por anónimos quer pelos artistas conhecidos.
Uma das primeiras referências bibliográficas remonta ao século XVI quando o missionário Matteo Ricci (1552-1610) visitou Macau em 1582 e descreveu o templo em "A China no Seculo XVI: Os Diários de Matteo Ricci".

Depois dele e ao longo de vários séculos, foram muitos os pintores que se renderam ao fascínio do local. Veja-se este desenho da autoria de Chrétien-Louis-Joseph de Guignes (1759-1845), publicado no livro “Voyages a Peking, Manille et l’Île de France faits dans l’intervalle des années 1784 à 1801”. 

Borget
E ainda os trabalhos do britânico George Chinnery (imagem abaixo), do pintor francês Auguste Borget (imagem acima), do médico britânico Thomas Watson e do macaense Marciano Baptista.
G. Chinnery

Thomas Watson
Jules Itier não esqueceu o espaço nos primeiros registos fotográficos do território em 1844 e já em meados do século XX merecem destaque os registos a preto e branco do português José Neves Catela.


Borget
Born into a well-to-do family in Issoudun, Auguste Borget forsook a career in banking to study art. He attended the atelier of Jean-Antoine Gudin in Paris, and became a close friend of Honoré de Balzac, with whom he shared na apartment. In October 1836 Borget embarked on a tour westwards around the world, sketching as he went; in the course of this journey he spent over ten months on the China coast in 1838-9. His Chinese scenes were
published as lithographs with accompanying text in La Chine etles Chinois (1842).
Watson
The Scottish-born Thomas Boswall Watson came to Macau as a physician in 1846; he moved on to Hong Kong in 1856, and returned to Britain in 1859. In Macau he became the friend, doctor and pupil of George Chinnery during the artist’s last years. He was himself a capable amateur artist, and some (although by no means all) of his drawings are evidently inspired by Chinnery’s work. Watson acquired a number of drawings by Chinnery, some of which - it has been speculated - were given to him in lieu of medical fees.
Chinnery
English painter, active for almost all his career in the Eastern world. After leaving London in 1802 he worked in India until 1825 and then for the rest of his life in Macao, from which he made visits to Canton and Hong Kong. He made his living principally as a portraitist, but his reputation now rests mainly on the pictures of Indian and Oriental life and scenery that he made for his own pleasure.
Templo de T'in Hau - ilustração século XIX - autor desconhecido

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Aomen Shi quan tu / City plan of Macau / Mapa da cidade de Macau

Aomen Shi quan tu / City plan of Macau / Mapa da Cidade de Macau
Reproduzido no "Anuário Comercial e Industrial 1952/53 / From "Commercial and Industrial Yearbook" 1952/53.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Aforamentos...

"(...) À chegada a Macau, seguindo o conselho do chefe de repartição do Ministério do Ultramar, MSM fica hospedado no hotel Hing Kee, na Praia Grande, perto do Palácio do Governo. Mais tarde muda-se para uma casa na rua do Padre António (freguesia de S. Lourenço).
Em Outubro de 1903 assina um contrato de aforamento com o governo de Macau (3 avos/m2) de um terreno com 600 m2 sito na encosta da “montanha e matta da Guia”. No ano seguinte inicia a construção de uma mansão naquele local, na encosta da Colina da Guia, sobranceira ao cemitério dos Parses. Fica no cruzamento da Rampa da Guia (actual Estrada do Engenheiro Trigo com a Estrada de Cacilhas, Estrada dos Parses e Calçada da Vitória). Na época os regulamentos não exigiam a elaboração de uma planta para as habitações construídas fora dos limites da cidade, mas Silva Mendes, meticuloso, manda fazer o projecto talvez porque a construção foi feita em regime de empreitada. MSM acompanhava o andamento das obras e quando não gostava do resultado final mandava fazer de novo.
A obra fica pronta por volta de 1906/7. Na edição de 14 de Dezembro de 1908 da revista “Illustração Portugueza” (nº 147) surge uma fotografia da Casa Silva Mendes com a legenda “Pharol da Guia e Casa Silva Mendes”. Só em 1913 foram construídos os muros que delimitavam o terreno com um total de perto de 2000 m2. A propriedade tinha um poço e, alguns anos mais tarde, passa a ter uma cisterna. Para isso MSM faz um aforamento de um terreno com 300 m2 em Outubro de 1914. A fachada principal dava para a Estrada de Cacilhas mas a entrada para a casa fazia-se pela Rampa da Guia. Num registo de aforamentos da época surge a designação Vila Silva Mendes. (...)"

in Biografia de Manuel da Silva Mendes 1867-1931, João Botas, autor/ICM, 2017



quarta-feira, 18 de abril de 2018

Relatórios sobre a Gruta de Camões no final do século 19

Relatório do Director das Obras Públicas da Província de Macau e Timor José Maria de Sousa Horta e Costa relativo ao ano de 1885 e datado de 1 de Julho de 1886.
“No jardim da gruta de Camões, fizeram-se trabalhos mais importantes. Levantou-se um grande muro, que abatera com as chuvas em que se despenderam $430,00. Abriram-se novas ruas, construiu-se um pequeno jardim com canteiros limitados por pedras britadas e de cores differentes, compraram-se em Cantão muitas plantas para o adornar, bettonaram-se muitas ruas, empregando uma dosagem tal, que resistisse ás chuvas, como de facto tem succedido, construiu-se um viveiro com canteiros limitados de tijolo vermelho, levantou-se provisoriamente um kiosque de bambú e óla para a banda de musica, mandaram-se fazer 20 bancos de madeira, que custaram $120,00, picaram-se todos os degráos de cantaria ali existentes, e fizeram-se outros trabalhos para adorno e embellezamento.
Este sítio, ultimamente adquirido pelo governo, não só pela tradição historica, que lhe está ligada, mas por ser um dos pontos mais bellos e pittorescos de Macau, merece que se lhe preste uma grande attenção, e não hesito em confessar, que esta direcção não tem tempo nem pessoal para cuidar devidamente. É n’este sitio, que se ergue a gruta, onde, si vera est fama, o nosso eminente epico, Luiz de Camões, compôz parte do seu magnifico poema, conhecido hoje em todo o mundo civilizado, e traduzido em quasi todas as linguas.
Esta gruta formosissima achava-se precedida por um portico de alvenaria, e tapada com uma grade de madeira, que a desfeiavam bastante, e sobre ella levantava-se um kiosque de pouco gosto e em máo estado. Tudo isto foi arrancado, conservando-se apenas a obra da natureza, devendo mais tarde este local ser devidamente adornado.
O que ha a fazer aqui? Muito, mas a verba distribuida é tão pequena, que pouco sobrará depois de pagar as despezas ordinarias. E é pena isto. Ha aqui local proprio para se construir um lago, cujas aguas, subindo por meio de bombas, de poços existentes ali, desçam depois formando repuxo. Tem espaço para reter alguns animaes mais raros, e tornar-se assim de curiosidade zoológica, e o viveiro, já mencionado, e magnificamente disposto para ali se dislfibuirem, por classes e familias, differentes plantas, podendo fazer-se assim um attencioso estudo da flora da colonia, o que com certeza é util e instructivo.
Apezar porém de tudo isto, da falta de meios, de tempo e de pessoal, eu jamais descurarei este local, que a cidade de Macau tanto deve appreciar, e que por tantos motivos lhe deve ser caro”.

José Maria de Sousa Horta e Costa que esteve em Macau como Director das Obras Públicas em 1886 (na altura tenente de Engenharia); seria governador de Macau entre 1894 e 1896.

Relatório do Serviço Médico da Província de Macau e Timor referido ao ano de 1985 elaborado pelo Dr. Augusto Pereira Tovar de Lemos e datado de 1 de Fevereiro de 1886.
“1885 - Bairro de S. António: “Do lado N fica a casa ou palacete e uma formosissima quinta; cujo dono ha pouco era o sr. Comendador Lourenço Marques, e que actualmente pertence ao estado. N’esta quinta está a gruta histórica de Camões. Foi esta importantissima e formosa propriedade comprada ha pouco pelo Ex. mo Sr. Governador Thomaz Roza, logo que soube que o proprietario a negociava com os missionarios francezes. Por 35:000 patacas se satisfez um dever patriotico, por todos sentido e já pela illustrada sociedade de Geographia lembrado, por ocasião da celebração do tricentenario do Camões.*
Descrever a belleza d’aquella quinta, fallar d’aquellas gigantescas arvores, cujas, raizes abraçando caprichosamente as rochas, encantam e extasiam o observador, não é para aqui, nem eu, por incompetente, assumiria tal encargo. Muitas aplicações pode ter tal vivenda, supponho porem que a melhor entre todas, e a que está lembrando aos que a conhecem, é para museu, jardim zoologico e botanico. Em melhores condições naturaes não está decerto o bello e novo museu em Singapura. A idea não é minha, mas seguramente applicação melhor e mais conveniente não pode ter. Corre que ha muito em tão importante e instructivo melhoramento pensa o Ex.mo Sr. Thomaz de Souza Roza. Se conseguir realisal-o, é mais uma obra grandiosa do seu governo.
Em linha com a entrada de tão formosa e encantadora vivenda estão extensas ruínas, esqueletos de dois palacetes, triste recordação do anno de 1874. Pertencem ao mesmo sr. Commendador Lourenço Marques. Diz-se que o seu proprietario tenta de novo erguei-os para arrendar, pois que para si destina parte do grande palacio, que formando do lado SO a face do quadrado do espaçoso largo, foi agora erguido sobre as ruínas d’ um outro palacete que o mesmo tufão em intima alliança com um voraz incendio, conseguira abater. Igual sorte ia tendo a igreja de Santo Antonio que fica ao S. Em geral os edificios d’esta freguezia são de modesta apparencia.”
Augusto Pereira Tovar de Lemos ( ? - 1933), chefe de serviço honorário da província de Moçambique, chegou a Macau no transporte «África», a 1 de Janeiro de 1882, acompanhando como médico, o 1.º Batalhão do Regimento de Infantaria do Ultramar. Em Maio de 1884 foi nomeado cumulativamente ao serviço do 3.º Batalhão e Chefe interino do Serviço de Macau e Timor. Foi depois chefe interino algumas vezes (1885, 1887 e 1888), substituindo o Dr. Gomes da Silva, ausente por licença graciosa e/ou em missão de serviço a Timor e Sião. Regressou a Portugal em Outubro de 1889 para tratamentos e não mais regressou tendo morrido em Janeiro de 1933.
*A ideia de adquirir o Jardim Luís de Camões foi do antigo Capitão do Porto de Macau, João Eduardo Scarnichia, enquanto deputado em Lisboa, em 1880; o interesse de padres franceses em ali instalar um sanatório levou o governador Tomás de Souza Roza (1883-86) a decidir comprar a propriedade à família Marques.