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sexta-feira, 31 de outubro de 2014

GPM: primeira edição a 30 e 31 Outubro 1954



Com 6,2 quilómetros de extensão, o circuito da Guia é considerado um dos mais difíceis do mundo pela ausência de escapatórias. Começou por ser um evento amador para entusiastas do desporto motorizado e teve a primeira edição do fim de semana de 30 e 31 de Outubro de 1954.
1962
1967
1959
Décadas 1980 e 1990

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Macau e Moçambique: curiosidade filatélica

É de facto muito curiosa esta emissão de selos de 1898 - a primeira de Macau - e reaproveitada para circular em Moçambique mas com a chancela "República", ou seja, depois de 1910...

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Aeroporto: desde Novembro de 1995

Uma ideia muito antiga que deus os primeiros passos na década de 1960 e só seria concretizada em meados da década de 1990. A obra marcaria pela negativa o mandato do governador Carlos Melancia (1987-1990), que abandonou o cargo em 1990, entre alegações de corrupção passiva no processo de lançamento do projeto do aeroporto de Macau, no que ficou conhecido como o "caso do fax", tendo sido ilibado de todas as acusações em 2002.
A pista de aterragem e descolagem foi construída numa faixa conquistada ao mar, adjacente à ilha de Taipa (sendo também dinamitada parte da Ponta da Cabrita), onde o terminal principal e o controle de tráfego aéreo estão localizados. A pista tem 3360 metros de comprimento e 45 m. de largura. Começou a operar em Novembro e foi inaugurado em Dezembro de 1995.
Foi um dos grandes empreendimentos erguidos na última década de administração portuguesa do território. No primeiro ano de actividade registou um movimento de 2,5 milhões de passageiros e 160 mil toneladas de carga. A infraestrutura é gerida pela CAM (Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau S.A.R.L.), empresa privada fundada no dia 18 de Janeiro de 1989.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Joaquim Marques Esparteiro: 1895-1976


Número especial dedicado a S. Exa. o Governador de Macau Almirante Joaquim Marques Esparteiro comemorando o 4º aniversário do seu governo.
Editado e publicado pelo Diário " Tai Chung Pou". Macau, 23 de Novembro de 1955.
Foto da Sociedade de Geografia de Lisboa


Joaquim Marques Esparteiro (Mouriscas, 28 de Janeiro de 1895 - 1976). Oficial da Marinha, governador de Macau. É irmão de António Marques Esparteiro, também um notável oficial da Marinha. Frequentou a Escola Naval e depois a Universidade de Coimbra onde se formou em Matemática. Foi também professor de Balística, Cálculo e Mecânica. Em 11 de Abril de 1953 foi promovido ao posto de contra-almirante. Comandou a canhoneira Pátria, o torpedeiro Mondego, os avisos Gonçalo Velho e Gonçalves Zarco. Comandou a esquadrilha de contratorpedeiros nas manobras militares de 1938. Foi chefe do Departamento Marítimo de Moçambique (1943-1948); director do Instituto Superior Naval de Guerra (a partir de 9 de Novembro de 1948 e novamente a partir de 16 de Janeiro de 1957); Subchefe de Estado-Maior Naval (1951) e Governador de Macau (1951-1956).

Condecorações: medalha de prata do Socorro a Náufragos, de ouro de Comportamento Exemplar, de Mérito Militar de 1.ª classe; comendas da Ordem de Santiago e da Instrução Pública, grã-cruz da Ordem de Avis e a Ordem de Mérito Naval de Espanha.
No âmbito da sua profissão publicou muitos estudos e manuais técnico-navais.
Em 12 de Setembro de 1951 assume o cargo de governador de Macau tarefa que desempenhará até 28 de Fevereiro de 1956.
Macau não é uma realidade desconhecida para o novo governador. Entre 1921 e 1924 Joaquim Marques Esparteiro servira no território como comandante da canhoneira Pátria, e nesse tempo conheceu pela primeira vez as complexidades da realidade regional.
A nomeação data de 12 de Setembro de 1951 e a tomada de posse no Ministério do Ultramar é em 8 de Outubro do mesmo ano. Toma posse efectiva do cargo em Macau em 23 de Novembro de 1951.
No tempo do seu governo fazem-se melhoramentos no Tribunal da cidade na Sala Recreativa da Polícia, inaugura-se a Central Eléctrica da Taipa e um busto de António de Oliveira Salazar no Senado. Inicia-se também a construção do bairro junto à Praia Grande, uma obra há muito planeada mas que só então foi possível concretizar.
Atribui-se-lhe também o equilíbrio das finanças, o aumento da assistência e social. Foi durante o seu governo que se deu a abertura de novas artérias e a construção do mercado de San Fa Un, bem como a inauguração da primeira fase do hospital Conde de S. Januário e da escola Luís de Camões. Na área das comunicações também se verificaram progressos com a dragagem do Porto Exterior e o estabelecimento de comunicações radioeléctricas com a Inglaterra, Estados Unidos, Japão, Filipinas e Formosa, do mesmo modo se verificou um desenvolvimento dos correios, telégrafos e telefones especialmente com a abertura da nova Estação Central na Taipa. Uma das tarefas mais delicadas de que se teve de ocupar foi a resolução do conflito nas fronteiras.
In "Marinheiros Ilustres Relacionados com Macau", Manuel Teixeira, Macau, Centro de Estudos Marítimos, 1988

O jardim e a praia numa foto da década de 1960
JME era casado com Laurinda dos Santos Calvinho Marques Esparteiro que se destacou na sociedade macaense. Um jardim na Taipa 'ganhou' o seu nome em 1955 quando foi inaugurado. Destaque ainda para a sua presença em outras cerimónias oficiais onde ocupa um lugar de relevo: banquetes, inaugurações, entrega de prémios.





O jornal chinês Si Man Pou também fez uma edição especial para assinalar o 4º aniversário do governo do Almirante Marques Esparteiro em Outubro e a sua recondução no cargo (em cima) em 1955. Antes, em Novembro de 1952 fizera outra no primeiro aniversário da chegada (em baixo)







Miradouro Dra. Laurinda Marques Esparteiro
 2º ano de governo: 1953




 
 
Joaquim e Laurinda Marques Esparteiro